ENSINO FUNDAMENTAL I

Diretora e Coordenadora Ensino Fundamental I:
Ana Cristina A. O. Silva, Psicopedagoga.
Contato: fundamental1@cecriativo.com.br

Desde 2008 o ensino fundamental é dividido em dois grupos: anos iniciais ou ensino fundamental I, e anos finais ou ensino fundamental II. Com duração total de 9 anos e carga-horária mínima de 800 horas anuais (distribuídas em pelo menos 200 dias letivos efetivos), ele é a etapa seguinte à educação infantil, e envolve o desenvolvimento de crianças e pré-adolescentes.
 
Uma das principais dúvidas sobre esta etapa da formação básica é: ensino fundamental I é até que série? Ele compreende do 1º ao 5º ano, e é regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, que organiza a educação brasileira de acordo com os princípios de nossa Constituição.
 

A importância do Ensino Fundamental I

Assim como a educação infantil, o ensino fundamental I funciona como uma base para as demais etapas da formação educacional. Como o próprio nome já menciona, ele é fundamental para o desenvolvimento das crianças tanto no quesito acadêmico quanto no pessoal e social. É nesta etapa que os alunos começam a aprender os conceitos educacionais — assuntos que os guiarão durante toda a educação básica —, e também aprendem a ler e escrever. Esse processo de alfabetização permite que os estudos se tornem mais complexos e que as crianças ampliem a sua visão de mundo.
 

Ensino Fundamental I | Idade

De acordo com o Ministério da Educação – MEC, no ensino fundamental anos iniciais devem estudar crianças de 6 a 10 anos de idade, sendo que a alfabetização do aluno deve ocorrer obrigatoriamente no 1º ano do ensino fundamental, ou seja, aos seis anos ele deve aprender a ler e escrever.
 
E por falar nisso, em 2018 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que somente crianças que completassem seis anos até 31 de março poderiam iniciar o ensino fundamental. Mas esse critério ainda não está valendo e as escolas têm liberdade para decidir datas limite para o ingresso de alunos no ensino fundamental I, o que significa que crianças de cinco anos de idade podem dar início aos estudos, desde que completem seis anos antes da data limite da instituição onde estão matriculadas.
 

Base Nacional Comum Curricular

O atual ensino fundamental de 9 anos (anos iniciais e finais) tem uma base nacional comum, que é complementada pelas instituições de ensino de acordo com a sua proposta pedagógica e as características regionais e sociais de onde ela se localiza. Nesta etapa da educação são difundidos os valores sociais, os direitos e os deveres dos cidadãos, bem como a noção de respeito ao bem comum e à ordem democrática. É no ensino fundamental também que os estudantes são incentivados à ter iniciativa, a desenvolver sua autonomia e várias outras coisas.
 
Diferentemente do que acontece na educação infantil, no ensino fundamental I a criança já tem acesso às tradicionais disciplinas da educação formal, como matemática, ciências, língua portuguesa e outras, mas os assuntos apresentados em sala de aula variam de acordo com a série e a idade.

NOSSO ESPAÇO

ENSINO FUNDAMENTAL I

VíDEO INSTITUCIONAL

Centro Educacional Criativo – Todos os direitos reservados. DoisR